A partir de 2024, os carros elétricos e híbridos recolherão alíquotas de imposto de importação com reajustes a cada ano, provocando assim o aumento de custo na comercialização destes veículos. No caso dos elétricos, as alíquotas começam em 10% a partir de janeiro de 2024, aumentando para 18% em julho, 25% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026. Abaixo, uma expectativa de como poderão ficar os preços dos dez carros elétricos mais vendidos no mercado brasileiro: 10) Audi Q8 e-tron – Com adicional de 10% de imposto sobre seu preço, o valor ficaria em R$ 736.890,00 tendo assim um aumento de R$ 66.990,00; 9) Renault Megane E-Tech – Se a marca francesa decidir repassar integralmente o valor da alíquota a partir de janeiro, o preço subirá para R$ 307.890,00; 8) BYD Tan – Se a chinesa aplicar o adicional de imposto, passaria de R$ 529.890,00 para R$ 582.879,00 um aumento de R$ 52.989,00; 7) Renault Kwid E-Tech – Passaria de R$ 123.490,00 para R$ 135.839,00 um acréscimo de R$ 12.349,00; 6) Mini Cooper S Electric – A BMW deve ter um o aumento de custos e o pequeno carro deve subir para R$ 219.989,00; 5) BMW iX1 – O preço poderá ser reajustado a partir de janeiro, o iX1 poderá ir de R$ 421.950,00 para R$ 464.145,00, aumento de R$ 42.195,00; 4) Volvo C40 – Com um adicional de 10% na alíquota do imposto de importação, seu preço pode subir para R$ 346.445,00; 3) Volvo XC40 – O preço atrativo de R$ 299.950,00, poderá subir para R$ 329.945,00, afastando-o do EX30, que também ficará mais caro; 2) BYD Yuan Plus – Pode ir de R$ 229.800,00 para R$ 252.780,00 em alta de R$ 22.980,00; 1) BYD Dolphin – O bom preço do Dolphin pode acabar em janeiro de 2024, com o valor indo de R$ 149.800,00 para R$ 164.780, alta de R$ 14.980,00.