Natalie Knight, CFO da Stellantis, sediada na Holanda, revelou uma informação interessante após o anúncio da aquisição de 20% das ações da chinesa Leapmotor, cujo objetivo é reforçar a presença do grupo no mercado de carros elétricos da China e fora dela. A empresa tem planos de criar uma nova marca cujo objetivo será vender carros elétricos baratos. O público-alvo será de clientes “que se preocupam com os custos, mas que querem a melhor tecnologia nos seus produtos”. Com a Leapmotor, a Stellantis estabelecerá uma joint venture baseada na Holanda para exportação e vendas de carros elétricos fora da China. A joint venture alcançará 500.000 carros por ano em 2030 e sob essa nova marca, ainda desconhecida. A nova empresa aproveitará o potencial de crescimento das vendas de carros elétricos para projetar a tecnologia da Leapmotor, que visa alcançar produção local de 1 milhão de carros ao ano até 2030. Sob novo nome, a Stellantis-Leapmotor deve ingressar em mercados sem restrição a entrada de carros elétricos chineses, como América Latina, África, Sudeste Asiático, Ásia Central e Oriente Médio. Como já se imagina, EUA, Europa, Japão e Coreia do Sul não serão lugares para esta marca, mas e o Brasil? O mesmo deve se aplicar aqui, uma vez que a Stellantis já fez sua opção pela plataforma BEV nacional e a importação chinesa não viria ao caso.