1) QUANTO DE ÓLEO DEVE SER USADO NO MOTOR? – O nível não tem segredo, basta deixar o óleo entre as duas marcações da vareta. Uma é o nível mínimo e a outra é o nível máximo; 2) É POSSÍVEL MEDIR A VISCOSIDADE DO ÓLEO? – Não. Pelo menos se usando os métodos populares de medir com os dedos; 3) O QUE FAZER SE ACENDER A LUZ DO ÓLEO NO PAINEL? – Você deve levar seu carro rapidamente até a concessionária da marca, ou a um mecânico de confiança para saber o que está acontecendo; 4) TEM PROBLEMA USAR ESTOPA AO LIMPAR A VARETA DE MEDIÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO? – Sim. A estopa não deve ser usada, pois ela pode contaminar o óleo; 5) DEVO TROCAR O ÓLEO DE UM CARRO USADO QUE ACABEI DE COMPRAR? – Sim. A menos que a pessoa de quem você comprou seja de extrema confiança; 6) É MESMO NECESSÁRIO TROCAR O FILTRO DE ÓLEO TODA VEZ? – Na maioria dos casos sim. Uma grande parte das marcas recomenda que o filtro seja sempre trocado com o óleo. Na dúvida, leia o manual do seu carro; 7) DEVO USAR ADITIVO NO ÓLEO? – Os óleos lubrificantes hoje em dia já vêm com todos os componentes necessários para cuidar bem do motor; 8) DEVO USAR ÓLEO MINERAL OU SINTÉTICO? – O óleo sintético é hoje visto como tendo uma qualidade superior à do óleo mineral. Ele oferece redução no desgaste das peças do motor e também economia de combustível; 9) POSSO USAR ÓLEO DIFERENTE DO QUE DIZ O MANUAL? – Não. Aquele óleo citado no manual é o melhor para aquele motor específico; 10) É NORMAL O NÍVEL DO ÓLEO BAIXAR COM O TEMPO? – Sim. O óleo acaba sendo parcialmente consumido pelo funcionamento do motor; 11) E SE O ÓLEO BAIXAR MUITO E FICAR ABAIXO DO NÍVEL MÍNIMO? – Aí o motor vai ter problemas e pode até mesmo chegar a fundir; 12) DEVO TROCAR O ÓLEO A CADA QUANTO TEMPO? – O mais comum ser um ano ou 10.000 km; 13) POR QUE O ÓLEO DO MOTOR FICA ESCURO? – Isso acontece por causa de impurezas e limalhas que se soltam no óleo.
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