Dicas para aumentar a durabilidade do freio de mão

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1) REVISÃO – Faça a revisão a cada 15 ou 20 mil km rodados, pois caso não esteja bem regulado pode ocorrer uma perda de eficiência do sistema; 2) EMERGÊNCIA – O freio só deve ser usado com o carro parado para mantê-lo estacionado. Somente em caso de emergência use o freio de mão com o veículo em movimento, como por exemplo, se o freio de pedal falhar; 3) MANUSEIO – A alavanca do freio de mão deve ser manuseada com suavidade para evitar o desgaste prematuro do sistema; 4) BOTÃO – Na alavanca do freio de mão há um botão responsável pelo acionamento mecânico dos cabos que são tensionados e atuam sobre as rodas traseiras do veículo. Este botão deve ser pressionado somente para destrave. Ou seja, nunca puxe o freio de mão apertando o botão simultaneamente, pois esta ação poderá gerar estrangulamento do dispositivo, o que dificulta a ativação e desativação do freio por causa da pressão excessiva no cabo de aço; 5) SUBIDA – Acionar o freio de mão em uma subida íngreme não significa imperícia ou insegurança de quem ainda é novato ao volante. Em carros com transmissão manual, o freio de mão pode ajudar o motorista a arrancar, sem a necessidade de usar a embreagem e o acelerador do veículo, o que causa um desgaste desnecessário no disco de freio.

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