1) Óleo do motor: Verifique o nível pelo menos uma vez por semana. Esse procedimento pode ser feito em casa, antes de sair com o carro, em um piso nivelado, retire a vareta do óleo e limpe-a. Faça isso usando um papel limpo ou pano. Logo após, insira-a novamente e fique atento ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas mínima e máxima.
2) Óleo do câmbio: O nível de óleo do câmbio deve ser verificado a cada 30.000Km. Vazamentos são indicações de que o carro está precisando de consertos. Para os carros de câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do fabricante. O recomendado é a busca de auxílio especializado.
3) Bateria: Algumas baterias exigem a adição da água, mas as disponíveis no mercado atualmente, em grande parte, são seladas, que não exigem adição de água. Deve-se verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. É indicado que as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria e alternador sejam verificados anualmente.
4) Filtros: Para o filtro de ar, não há tempo determinado para a sua troca, porém recomenda-se que seja feita a cada 7.000Km. Um filtro sujo pode causar danos ao desempenho do carro, aumentando o consumo de combustível. O filtro de combustível deve ser verificado de acordo com a recomendação do fabricante. Normalmente recomenda-se a troca em veículos a gasolina a cada 7.000Km e em movidos a álcool a cada 10.000Km. Com um filtro limpo, as impurezas do combustível não afetam o sistema de alimentação.
5) Radiador: Essa manutenção também pode ser feita por você mesmo e semanalmente. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mínimo” e o “Máximo” indicados no reservatório. A principal função do radiador é manter o motor resfriado. Por isso, ao verificar que a água precisa ser completada frequentemente, leve o carro a um profissional para evitar queimar juntas, velas de ignição, furar pistões ou fundir o motor.
6) Velas de ignição: Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, deve ser feita a cada 20.000/30.000Km. Para carros turbinados de fábrica é recomendada a verificação a cada 10.000Km.
7) Correia dentada: A correia dentada ou sincronizadora deve ser inspecionada por um profissional, em uma oficina mecânica, pois é protegida por uma capa. Verifique o manual do proprietário ou concessionária do fabricante e siga as instruções fielmente. Geralmente a previsão de troca é a cada 50.000Km.
8) Pneus e Rodas: Sempre use pneus com as medidas indicadas pelo fabricante do veículo. Com os pneus frios, calibre-os a cada 15 dias e antes de viajar. Os pneus modernos já indicam desgaste: devem ser trocados quando o desgaste atingir um triângulo ou as letras TWI, que são impressas nas laterais do pneu. Fazer o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000km aumenta a vida dos pneus, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.
9) Freios: Sobre os freios é importante periodicamente realizar a manutenção de alguns itens. Fluído do freio: a troca deve ser realizada a cada dois anos ou conforme o fabricante recomendar. Sem a troca, umidade pode ser acumulada, anulando a frenagem. Troca de pastilhas: ao realizar esse procedimento, o profissional deverá medir a espessura dos discos de freio. Se estiver dentro da tolerância, poderá ser retificado; se estiver fora dessa medida, deverá ser substituído.
10) Suspensão: A revisão do conjunto de suspensão deve ser feita a cada 30.000Km. Os sinais de que há problemas são ruídos e a falta de estabilidade nas curvas.
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