1) MANTENHA O ESTEPE CALIBRADO – O ideal é calibrar os pneus do carro a cada 15 dias, e sempre que o fizer, não esqueça do estepe; 2) PNEU MAIS BAIXO APENAS PARA EMERGÊNCIAS – Hoje em dia é normal que o estepe seja menor do que os pneus de uso diário. Importante: estamos falando da largura da banda de rodagem, não do tamanho da roda, que deve ser idêntica às outras rodas. O estepe mais fino é mais barato e mais leve, só que é feito para emergências e não para usar por muito tempo ou em alta velocidade. Use-o apenas para não ficar na mão caso ocorra um imprevisto na estrada, seguindo lentamente até uma posição onde consiga consertar o pneu; 2) VERIFIQUE O DESGASTE DO PNEU – Assim como os pneus de uso diário, o estepe não pode estar careca. A maneira mais fácil de evitar isso é não rodar com esse pneu reserva mais do que o necessário, e não incluí-lo na rotação dos pneus principais; 3) SE TROCAR A RODA, SUBSTITUA OS PARAFUSOS – Exceto em alguns carros que vêm com roda de liga leve, o normal é que o estepe tenha uma roda de aço. Se preferir deixá-lo com uma roda como as demais, não esqueça de trocar também os parafusos de acordo com a especificação da nova roda; 4) VERIFIQUE SE O ESTEPE ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES – Um pneu tem um prazo de validade de, em média, cinco anos. A partir daí, a borracha passa a deteriorar devido aos efeitos da umidade, temperatura e pressão, afetando toda a sua estrutura. Ao calibrar o estepe, certifique-se de que não apresenta rachaduras na borracha, o que indica que o pneu está danificado e pode causar acidentes.
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