Cuidar do motor do seu carro é fundamental para evitar prejuízos e muitos aborrecimentos! Não espere os problemas surgirem para começa a cuidar do seu carro. Previna-se e deixe o possante sempre em dia.
Para que isso siga nossas dicas!
1 – Use sempre peças de reposição originais!
As peças genéricas não passam por testes rigorosos de qualidade. Por este motivo, sempre que precisar repor as peças do veículo, escolha as originais. Com isso, você evita problemas mecânicos, acidentes e até mesmo perda de garantia.
2 – Não aqueça o motor antes de começar a rodar
Quando ligar o carro pela manhã ou quando o carro estiver frio, não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta com o carro funcionando, (esquentar o carro). Apenas entre no carro, ligue o motor, coloque o cinto, ajuste o assento e espelhos e ponha o carro em movimento.
Os breves segundos após a partida do motor já são suficientes para que o seu carro esteja pronto para rodar. Porém, vá com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.
3 – Tire o pé da embreagem
Ao dirigir, evite deixar o pé constantemente sobre a embreagem. Essa ação mantém o engate desacoplado, já que o conjunto da peça funciona por fricção, ocasionando o desgaste prematuro e até mesmo quebra da embreagem.
4 – Evite acelerações bruscas
Acelerar o carro demasiadamente só vai fazer você chegar mais rápido na próxima oficina, além promover um consumo exagerado de combustível.
Em uma condução normal, acelere o carro de forma suave e mantenha sempre engatada a marcha correta de acordo com a velocidade que estiver trafegando.
Dessa forma, você evita que o motor trabalhe muito quente e evita danos ao sistema de arrefecimento, juntas e correias.
5 – Nunca deixe de trocar os filtro de ar e de óleo!
Eles evitam muitos danos ao motor! Troque o filtro de óleo toda vez que esgotar o fluido – nada de alternar troca sim, troca não. É uma peça bem em conta, se considerar sua importância no bom funcionamento do motor.
O mesmo vale para o filtro de ar. Nada de “bater um ar”, aspirar ou lavar. Troque por um novo e tenha certeza de estar fazendo a coisa certa.
6 – Verifique o nível do óleo e da água!
Dependendo da quantidade de quilômetros que você faz por mês, esta tarefa deverá ser realizada ao menos uma vez a cada quinze dias. Mas fique tranquilo que isso não exigirá muito conhecimento técnico.
Com relação ao óleo, a primeira coisa a aprender é que ele só deve ser verificado com o motor desligado há pelo menos 10 minutos, com o automóvel em um lugar plano. Com isso, você pode olhar o nível, que deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta. Lembre-se também dos prazos de troca recomendados no manual no seu carro.
O liquido do arrefecimento, que é composto por água e um aditivo para conservar as peças, também deve ser verificado com o motor frio. Se estiver pouco abaixo do nível, basta completar. E ele também precisa ser trocado a cada 10 mil quilômetros.
7 – Use um óleo de qualidade!
Óleo ruim danifica seriamente o motor, diminuindo sua vida util. Se o fabricante recomenda o óleo sintético (geralmente mais caro), siga a recomendação.
Investir em qualidade melhor resulta em economia a longo prazo, pois óleos modernos, de qualidade, não precisam de aditivos. Siga o manual e antecipe trocas do fluido se você rodar por muito tempo em regimes severos (como trânsito ou áreas poluídas/empoeiradas).
E sempre que precisar de peças para veículos de todas as marcas venha direto para a REV!