1) PONTO MORTO – Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado. Ao parar no sinal de trânsito, por exemplo, deixe o carro em ponto morto e sem apertar o pedal da embreagem; 2) NÃO DESCANSE O PÉ NO PEDAL – Nunca descanse o pé no pedal da embreagem com o carro em movimento. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema, o que provoca o desgaste precoce de peças; 3) PRIMEIRA MARCHA – Não arranque com o carro em segunda marcha. Utilize sempre a primeira marcha para iniciar o deslocamento; 4) TROCA DE MARCHA – Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave; 5) SINCRONIA – É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o carro não desenvolva, aumente o consumo de combustível e desgaste excessivamente os itens do sistema; 6) FREIO DE MÃO – Caso se encontre em local com o plano inclinado, em uma rampa, por exemplo, não use a embreagem/acelerador para segurar o carro. Utilize o freio de mão para exercer esta função.
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