As montadoras terão um enorme aporte de investimentos somados no Brasil até 2032, tendo como base os anúncios feitos entre 2019 e outubro de 2023, chegando assim à cifra de R$ 61 bilhões. Os investimentos serão sobretudo em eletrificação, tais como Stellantis e VW, mas algumas operações serão de implantação de linhas de produção mais modernas para carros eletrificados, como da BYD e Great Wall, por exemplo. Entre os valores atuais, o maior é o da Stellantis, com um total de R$ 18,7 bilhões entre 2019 e 2025, não tendo ainda anunciado o plano de investimentos que alcance 2032, com as plataformas BioHybrid e BEV sendo o foco principal dos gastos. A segunda a ter o maior investimento é de GWM, mas até 2032, com nada menos que R$ 10 bilhões para produzir carros elétricos e híbridos avançados no país, além de produtos das marcas Haval, Poer, Tank e ORA. Em igual valor, a GM fechará seu ciclo de investimento de R$ 10 bilhões em 2024, trazendo os primeiros modelos de carros elétricos da plataforma Ultium, no caso Blazer e Equinox. A VW gastará R$ 7 bilhões até 2026 e nesse período, o foco será no desenvolvimento do híbrido flex. Depois dela, a BYD investirá R$ 3 bilhões na Bahia para produzir carros elétricos e híbridos em Camaçari. Já a CAOA pretende aplicar R$ 3 bilhões até 2028 para modernização da fábrica de Anápolis e novos produtos a serem feitos localmente. A Renault investirá R$ 2 bilhões em novos produtos e eletrificação, com o Kardian sendo o principal investimento até 2025. A Toyota investirá mais R$ 50 milhões para finalizar a atualização de modelos como Corolla e Corolla Cross. Já a Nissan promete R$ 1,3 bilhão até 2025.