O óleo do motor é fundamental para evitar o desgaste prematuro das engrenagens durante o funcionamento do automóvel. É ele que lubrifica o motor, permitindo que as partes móveis possam atuar livremente.
1 – Atenção para a quantidade de óleo e ao período de troca.
Os fabricantes recomendam a troca do óleo em determinados períodos, variando de acordo com o tipo de motor, modelo ou marca. Nos carros mais antigos, quando não se sabe quando o óleo foi trocado, o melhor é fazer a substituição e depois verificar o nível e o consumo de óleo no período. Geralmente os mais cuidadosos trocam a cada 5.000 km. Nos carros novos, a média de intervalo entre as trocas, em geral, é de 10.000 km ou 12 meses de uso, o que acontecer primeiro
2 – A cor e textura do óleo são importantes.
Usando a vareta de medição, verifique a cor e a textura do óleo e analise se está na hora de trocá-lo. Ao retirar a vareta coloque-a sobre um papel toalha para observar a coloração: se o lubrificante estiver totalmente preto ou preto misturado com marrom significa que está na hora de trocá-lo. O mesmo também vale para a textura; se ela estiver espessa, o óleo deverá ser trocado imediatamente.
3 – Troque o filtro do óleo periodicamente.
O filtro do óleo serve para reter as impurezas que se misturam ao óleo, são detritos gerados pelo atrito das partes internas do motor do carro ao longo do tempo e, por isso, o filtro, também sofre desgaste. Para evitar que os resíduos passem pelo filtro e danifiquem outras peças do veículo e para garantir uma boa eficiência na lubrificação, faça a troca desse item regularmente.
4 – A escolha do óleo.
Consulte o manual do usuário do seu carro para saber qual é o tipo de óleo que é adequado para o seu veículo. Isso porque, quando o motor roda com o óleo específico para o qual foi projetado e é usado conforme indicado no manual do veículo, o mesmo tem a sua durabilidade e conservação garantidas e atinge maior eficiência.
5 – Atenção para a validade.
Além do prazo de validade do óleo, é preciso ficar atento também ao tempo que o lubrificante está em contato com o motor. Geralmente, esse prazo é de um ano. Depois disso, o óleo tende a oxidar e a danificar os componentes, o que reduz em muito vida útil do motor e provoca aumento de consumo do combustível.
Quando precisar de óleos lubrificantes venha direto para a REV! Na REV você encontra uma completa linha de lubrificantes das marcas mais conceituadas, e ainda, peças originais para veículos de passeio, pick-ups, ônibus, vans e caminhões de todas as marcas! Somos distribuidor, temos estacionamento próprio e atendimento especializado! Se preferir, peça pelo nosso delivery: (86) 2107-1900!